Reforço em pilares e vigas de concreto armado atingidas por severa oxidação resultantes de ação de cloretos
Laudo técnico de severa oxidação em vigas e pilares de concreto armado de condomínio Residencial do litoral norte do RS.
Foram identificadas as causas das manifestações patológicas que causaram a severa oxidação dos vergalhões e foi detectado o altíssimo risco de ocorrência de sinistro de desabamento parcial do prédio.
Detalhamos em projeto de reforço e memorial descritivo a terapêutica a ser aplicada e o reforço estrutural dos elementos de concreto armado enfraquecidos pela severa oxidação.
Fotografia 1
Conjunto pilar e viga de concreto armado com perda plena do cobrimento de concreto, expondo os vergalhões a atmosfera com forte presença de cloreto.
Fotografia 2
A perda de seção dos vergalhões é muito significativa caracterizando o alto risco de sinistro de desabamento parcial da edificação.
Fotografia 3
A perda da seção dos vergalhões foi tão expressiva que foram adotadas medidas de terapêutica e reforço estrutural dos pilares e vigas atingidos.
Fotografia 4
Pilar sem aço como consequência da severa oxidação dos vergalhões por ação de cloreto, caracterizando altíssimo risco de sinistro de desabamento parcial da edificação.
Fotografia 5
Viga de concreto armado sem cobrimento de concreto, expondo os vergalhões a franca ação do cloreto sempre presente na atmosfera do litoral. No caso das vigas a perda de secção do aço era ínfima o que possibilitou o tratamento anticorrosivo do aço e o reforço estrutural com concreto especial de alta resistência final denominado Grout.
Esquema A
O produto resultante da oxidação do aço gera esforços radiais resultantes da expansão dos vergalhões. Esses esforços são mais fortes que a resistência do concreto, causando o desplacamento dos vergalhões e abrindo assim uma frente de contato direto do aço com o cloreto presente na atmosfera do litoral. Desenho fonte internet.
Esquema B
No caso das vigas de concreto armado, como resultantes dos esforços radiais dos vergalhões oxidados, ocorrem primeiro as fissuras longitudinais. Na sequencia ocorrem as fissuras verticais onde se encontram os estribos. Na sequencia, como resultado dos esforços radiais da oxidação ocorre a perda da camada de cobrimento do aço, expondo os vergalhões a ação direta da atmosfera composta em parte por cloreto.
Fotografia 6
O caso em tela exigiu um projeto e execução de reforço estrutural gerando um novo pilar circundando o pilar existente.
Esquema c
Detalhe construtivo do reforço estrutural adotado.
Fotografia 7
Execução da concretagem do reforço de um dos pilares.
Contato
sulpericias@gmail.com
Porto Alegre - RS
Horários
Seg à sex: 08h às 19h00
Sáb: 08h às 13h00.
Dom: Sem expediente.